IOSA: O QUE E ISSO?

08-02-2012 22:03

IOSA: O QUE E ISSO?

 

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A IATA (International Air Transport Association) buscou as melhores práticas e padrões internacionais entre seus mais de 200 membros para a criação do programa IOSA. Este pode ser considerado a ISO 9000 da aviação comercial, mas ao contrário da tão conhecida norma, não admite não-conformidades em nenhum de seus 928 itens para certificar determinado operador. Ou seja, as empresas aéreas nacionais devem cumprir todos os itens requeridos, sem exceção.

Outra diferença em relação à norma ISO é o escopo da auditoria IOSA. Os auditores não se preocupam com o foco no cliente e sim com a segurança operacional da empresa auditada. Para isso, a auditoria verifica os processos e procedimentos em oito áreas operacionais:

  1. Operações de vôo,
  2. Segurança operacional (Safety),
  3. Segurança patrimonial (Security),
  4. Logística de rampa (Ground Handling),
  5. Transporte de Cargas,
  6. Manutenção,
  7. Despacho operacional e a própria
  8. Organização como um todo.

Muitos requisitos cobrados para a certificação IOSA já são seguidos pelas empresas nacionais, até por serem cobrados pela própria ANAC para sua homologação como operador de transporte aéreo. Muitas vezes a nossa autoridade é mais restritiva que a própria IATA. Porém, a grande mudança não se encontra apenas nos requisitos obrigatórios para a certificação mas sim na mudança da cultura operacional das empresas de transporte aéreo. A filosofia por trás da certificação é a definição, documentação e registro de processos dentro da organização.

Este é o grande paradigma a ser quebrado: despersonificar e dessetorizar a empresa. Hoje muitos setores se comportam de forma isolada (“pequenas empresas” dentro da empresa) e dependem do conhecimento de um ou mais colaboradores específicos. Quando um destes se aposenta ou deixa a organização, leva consigo seu know-how. A documentação dos processos internos retém este “capital intelectual”, além de deixar mais claro a interação entre os diversos setores da empresa. Este salto qualitativo é a grande vantagem do programa e, como toda mudança cultura, deve partir da alta direção. Cabe àqueles que dirigem as nossas empresas aéreas apoiar estas mudanças.

Dan Guzzo, Piloto Comercial desde 1998
danguzzo@transportabrasil.com.br

 

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